terça-feira, 12 de maio de 2009

Travessia Floripa - Porto Belo


Olá, enfim internet.
Dados da primeira travessia:
Velocidade máxima: 6,5 nós (milhas/hora)
Velocidade média: 3 nós
Distância percorrida: 22 milhas
Duração da viagem: 7:30H
Partida e chegada: 12:30 - 20:00H
Partimos dia 7 de maio, quinta feira às 12:30H num lindo sol, sem vento em Ponta das Canas. Para estarmos aqui nossos amigos nos ajudaram muito, Britto tirou equipamentos de seu barco para levarmos e um amigo nos emprestou um ótimo bote inflável.
Depois de carregarmos as frutas, o Mateus e as últimas bagagens partimos para curtir uma das velejadas mais especiais e a mais longa de nossa família.
Logo na partida, só com velas, avistamos o Zé passando em sua escuna Vento Sul, que ia em direção à Cacheira do Bom Jesus, Dani o chamou no rádio para anunciar nossa partida, ele nos informou que se nos distanciássemos da costa pegaríamos uma boa brisa de sul, que favorecia nossa subida.
Seguimos, rumo ao mar aberto, e alcançamos esse vento sul que nos trouxe até a região de Porto Belo, atracamos em uma pequena praia, extremamente abrigada que se chama Caixa D'Aço.
A velejada foi muito tranquila e bela, passamos entre o Calhau (grande rochedo com um farolete) e a Ilha Galés ( tem o formato de um grande lagarto).
Na primeira uma hora e meia Teteu se divertiu muito, cantamos e brincamos. O barco não adernou nada e a vista era linda demais, tiramos quase 200 fotos. A velocidade à vela foi boa em quase todo o trajeto.
Chegamos à noite, havia uma poita livre próxima ao bar flutuante Balanço do Mar, do amigo Eric. Na chegada, passamos por um pequeno navio pesqueiro e por uma baleeira que estavam mal sinalizados.
A noite foi tranquila. Teteu chegou com fome, apesar de ter beliscado quitutes durante a viagem havia apenas tomado um café reforçado. Ele não enjoou durante a travessia e dormiu umas 2 horas. Esquentei a marmita de feijão com arroz e coração que ele mandou ver.
Ajeitei a bagunça das bagagens como dava e comemos cachorro quente com molho e tudo que tem direito.
O Caixa D´Aço é um lugar perfeito, o barco não mexe nada, o bar flutuante do Eric é visitado por viajantes de todo mundo.
Teteu dormiu, estava frio, uma linda lua cheia, fotografada durante a travessia iluminava nossa primeira noite da viagem, nos agasalhamos e fomos para baixo das cobertas.
Apesar de meus medos e expectativas, a experiência da viagem está sendo muito boa pra mim, sair totalmente da rotina. Estamos pouco acostumados a viver emoções e aventuras, pois o trabalho e as responsabilidades deixam pouco espaço para a mente vagar por outros caminhos. Tive coragem de tentar e a viagem está sendo muito especial.
Buli

Um comentário:

  1. Quanta saudades! Quanta lembraça! Uma velejada destas, em família, Capitão, Imediato e Dona Patroa (não necessariamente nesta ordem de comando da embarcação!!!) e chegar pra dormir neste paraízo que é o Caixa D`aço, só para os abençoados!
    Quanta felicidade!
    Beijos!
    Áthila.

    ResponderExcluir