quinta-feira, 4 de junho de 2009

21/05/09 – Travessia Paranaguá – São Francisco (Capri)

21/05/09 – Travessia Paranaguá – São Francisco (Capri)
Distância: 50 milhas
Duração da viagem: 12H
Horário de partida e chegada: 5:30H às 17:30H
Soltamos as amarras da Ilha da Cotinga às 5:30H da manhã, ainda estava escuro e fomos utilizando as bóias do canal que tem luzes acesas à noite. Passamos pelo enorme porto de Paranaguá e seguimos pelo canal até a boca da barra. O ideal é sair com a maré vazante, que neste dia seria às 07:03H. No trecho até a barra andamos somente a motor, que nos levou com velocidade de 5 a 6 nós. O dia amanheceu com muitas nuvens e foi a primeira vez que pegamos uma chuva, que foi leve e passageira, seguida do nosso grande companheiro sol e logo já estávamos passando entre as fantásticas Ilha do Mel e da Galheta (esta fica a boreste de quem sai do canal). Ao longe avistamos que vinham dois navios atrás do Mema, mas como eles são mais velozes começaram a se aproximar com rapidez, no entanto, em frente a nós vinha outro cargueiro, ficamos entre dois cargueiros que iriam se cruzar. Como o canal é bastante estreito e em ambos os bordos tem o banco de areia da Galheta, onde altas ondas estouram, não havia como sair do caminho dos navios. O primeiro cargueiro vinha mais rápido e cruzou por nós sem diminuir a velocidade, com a Ilha do Mel pela popa, levantando ondas que sacudiram um pouco o barco. Depois do primeiro navio nos cruzar ficou mais tranquilo, pois pudemos ir para um dos lados e deixar o outro cargueiro nos ultrapassar, pois este havia diminuído a velocidade por nossa causa. O comandante do cargueiro ficou irritado conosco, buzinou várias vezes e quando cruzamos as pessoas saíram para nos ver. Mas havíamos entrado no canal na frente deles e não havia como abrir caminho pra eles sem correr riscos.
Foi emocionante cruzar pelos cargueiros, depois destes dois ainda vinha mais um atrás. Tive um pouco de apreensão, mas Dani manteve a tranquilidade e deu tudo certo. Quando passamos pela última bóia sinalizadora do canal foi um grande alívio e seguimos nosso rumo com tranquilidade, pois na saída do canal há ondas e correnteza fortes.
Depois desviamos para o rumo SW (270 graus), o vento era W/SW, então abrimos as velas bem caçadas e fomos vencendo as milhas que seguiam diminuindo em nosso GPS. Velas em cima, mais motor; navegamos a 6,5 nós em média, boa velocidade para o Mema, que tem 22 pés. Depois da ilha Currais o vento acabou, baixando nossa velocidade para 5 nós.
Lá pelas 5H, o vento voltou de E/NE, e grandes e gordas ondas vinham a nosso favor e o Mema foi surfando em direção ao Capri. Até escrito no diário de bordo por Dani.
Durante a travessia, passei bem mal, foi a primeira travessia da viagem que enjoei. O sol brilhava forte no céu e tomamos banhos de água salgada no balde para refrescar. Chegamos no Iate Clube Capri. Ohhh clubezinho bom, eles tem outro padrão de atendimento e fazem um viajante se sentir em casa.
Tomamos banho, Teteu viu desenho, fiz cachorro quente na cozinha do clube e cedo fomos dormir. Se bons ventos nos levassem, já na manhã seguinte partiríamos para Armação do Itapocoroi há tempo de levar o Teteu no Beto Carrero, que agora só abre de quinta à domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário