quinta-feira, 4 de junho de 2009

19/05 – Passeio à Ilha do Mel

Conversamos com o pessoal do Iate Clube Paranaguá que nos ofereceu cortesia em sua sede mais afastada e bonita: a ilha da Cotinga. Pela manhã fomos para lá e voltamos com a embarcação do clube para o centro a cidade para pegar o barco de linha das 9:30H rumo à Ilha do Mel.
Tivemos que correr para não perder o barco, foi mais um lindo dia de sol, partimos e já na ida avistamos golfinhos no mar. Lindos!!! A viagem durou quase duas horas. Paramos em Brasília – uma das praias da ilha - , dali já começamos a ver que a Ilha do Mel é um lugar diferente, único. Me lembrei com carinho da minha cunhada Vivi e da minha irmã Bella quando chegamos, pensei em comprar um presente de lá para elas, mas acabamos não voltando pelo mesmo caminho no final. Nesta primeira praia há muitas pousadas e restaurantes. Mas o que mais nos chamou atenção é que lá não há ruas para carros, apenas pedestres e ciclistas. Também que há uma fauna abundante, com lindos pássaros vermelhos, amarelos...como Tié-sangue e Cambacicas. Caminhamos na trilha que leva ao farol, nenhum de nós conhecia a ilha. Chegando lá vimos que havia uma escadaria para subir até ele. Teteu adorou a idéia de ir até o farol, pois ele gosta de um desenho do canal Futura de um menino que mora num farol, o “Tommy da Terra”. Lá em cima, uma linda vista de várias praias, além de um antigo farol construído em 1873. Seguimos em frente pela parte leste da ilha, passando por várias praias como a Praia de fora e a do Miguel. Em um momento ficamos sem saber por onde seguia a tilha, falamos com um casal que nos falou que dava para seguir para a próxima praia pelas pedras e Teteu fez sua primeira caminhada pelas pedras que foi emocionante. Para então chegar a praia das Encantadas, na outra ponta da praia é que ficava a gruta das Encantadas. Dani foi um super pai levando o Teteu por horas na cacunda... Quando chegamos próximos a gruta, faltava uma hora para o barco retornar à paranaguá. Bem, a gruta é enorme, uma rachadura entre rochas de basalto e granito, profunda e em seu centro há uma altura ainda maior. Impressionante, sobre essa gruta existem muitas lendas sobre lindas sereias. Pegamos o barco de linha e como seu trajeto passava pela ilha que o barco estava pedimos que nos deiasse lá. O barco nos deixou na Cotinga pelas 18H, deixando os outros turistas boquiabertos ao verem que encostamos diretamente no Mema que estava em uma poita. Fiz macarrão com almôndegas de jantar e mais tarde, quando Teteu e Dani já dormiam, fui presenteadacom a visita de lindos botos bem ao lado do Mema sob a noite clara. Show!