quinta-feira, 4 de junho de 2009

20/05 - Ilha da Cotinga – Último dia em Paranaguá (PR)

Após uma noite tranquila na Cotinga, convidamos nosso vizinho de veleiro (poita ao lado) para tomar um chimarrão com torradas, que por sinal tomamos todas as manhãs.
Depois do café, fomos conhecer a aldeia indígena que fica na parte mais alta da Cotinga, com nosso novo amigo e anfitrião da ilha: Jacques. Ele estava só em seu veleiro nestes dias pois sua esposa e filha tinham ficado em Curitiba. Caminhamos numa trilha de mata com uma beleza exuberante, quantos lindos locais como esse tivemos a oportunidade de conhecer... No topo da ilha chegamos a uma casa de barro onde vivia uma curandeira, mas ela não apareceu. Dava para avistar a Ilha do Mel lá de cima. Na volta Teteu almoçou sua marmita na ilha, onde avistamos mais botos! Haviam muitos botos lá, deu para vê-los várias vezes.
Fui ver algumas placas que tinham próximo à sede do clube e descobri que Paranaguá e o Paraná – pasmem – nasceram na ilha da Cotinga, primeiro local onde aportaram os imigrantes europeus do estado do Paraná.
Às duas horas o barco do clube veio nos buscar e nos levar à sede de Paranaguá, onde usamos a internet, tomamos banho e fomos ao super. Já era dia 20 e não haveria mais muito tempo para passear pela região, apesar de que haviam muitos lugares ali para se conhecer. Voltamos para a ilha da Cotinga às 5H, já descemos direto na ilha para começar a fazer um churras com nosso amigo Jacques, neste dia teve jogo do Inter e mais tarde todos os moradores e trabalhadores do clube iriam assistir.
Teteu logo fez amizade com a Karina e o Riquelme, meninos que moram na ilha, enquanto Dani assava o churrasco ele ficou na casa deles, uma família super querida que cuida da sede. Teve coração, costela, fraldinha... Mais tarde; Riquelme, Karina e Teteu vieram ficar conosco na churrasqueira. Fomos dormir depois da meia noite e no dia seguinte iríamos partir de madrugada para viajar cerca de 50 milhas até o Capri, nossa primeira travessia de retorno.
Adorei a Cotinga, foram momentos muito especiais estes três dias e quatro noites que ficamos lá, que vão ficar para sempre em minha lembrança.
p.s. Obrigada Jacques, foi um prazer encontrá-lo. Esperamos você e sua família em Floripa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário